FERRAMENTAS
Com base em nosso know how, desenvolvemos a análise de profissionais por meio de laudos e gráficos.
Cada um possui um papel importante e definitivo para os resultados finais.
Veja abaixo a descrição detalhada de cada um deles:
Laudo com texto mais abrangente e mais explicativo. Comumente utilizado como documentação de processos. Os laudos denominados Plus oferecem 15 tendências de comportamento, um dicionário especificando cada uma dessas tendências e estilo dos profissionais e ainda, informa o grau de cada nível.
O laudo Express contém frases sobre tendências de comportamento e estilo de atuação profissional. Engloba aspectos considerados críticos para um bom desempenho, tais como liderança, comunicação, velocidade e detalhe. Permite leitura rápida, sintetizando as informações de forma prática e objetiva.
O laudo Síntese oferece leitura rápida e objetiva, relaciona vários fatores, incluindo forma de liderança, estilo de comunicação, velocidade e detalhe.
Laudo com texto simplificado mostrando características diferentes do estilo de atuação no momento.
O desenho de cargos é a tradução da estratégia da organização em forma de necessidades básicas para o atingimento de metas. Tem como finalidade servir de paradigma na escolha dos profissionais mais aptos a ocuparem determinados cargos. É utilizado tanto em momentos de contratação, como sucessão e carreira. Podem ser construídos de duas formas:
◊ Intuitiva:
São relacionadas características de comportamento necessárias na execução de determinada função. Compara profissionais ao modelo ideal, ao cargo.
Benefício: compara candidatos aos cargos de forma rápida através de gráficos.
◊ Analítica:
Além de características de comportamento, são descritas as necessidades de formação acadêmica, experiência, conhecimentos técnicos e/ou específicos. Também pode considerar resultados de testes, games, provas e até mesmo dados históricos de desempenho. São atribuídos pesos, critérios e medidas que possibilitam saber o que é mais ou menos crítico para um bom desempenho, permitindo escalonar a real importância de cada item. O grande benefício desta forma é que podemos comparar um profissional a outro, além de definir o que é mais ou menos relevante para o desempenho na função. Este processo é sistêmico, pois alinha descrição de cargo, metas, “Key Pi’s”, desenvolvimento e avaliação de desempenho.
O gráfico linear traz tendências comportamentais e suas graduações. Seu objetivo é proporcionar leitura rápida sobre os perfis dos profissionais. Apresenta de forma específica tendências de comportamento isoladas sem comparação direta com as necessidades do cargo. Seu objetivo é situar as características de um profissional indicando nível alto, médio e baixo para cada uma delas.
O Desenvolvimento Humano Organizacional compara profissionais aos cargos, com o objetivo de relacionar as necessidades de treinamento e de gerenciamento. O relatório especifica cada uma dessas necessidades, apontando os itens acima ou abaixo do esperado, em relação ao desenho estratégico do cargo. O resultado final é a relação das ações imediatas para o desenvolvimento de cada profissional.
Identifica profissionais de diferentes cargos, áreas ou níveis hierárquicos, por meio da mesma ferramenta. Isto é particularmente importante em situações de fusões e aquisições. Seu principal objetivo é gerar entendimento sobre os executivos, devendo estimular o processo de desenvolvimento contínuo de crescimento profissional. Permite, ainda, visualização gráfica com percentuais, demonstrando a proximidade de vários profissionais às necessidades do cargo.