Ferramentas

Com base em nosso know how, desenvolvemos a análise de profissionais por meio de laudos e gráficos. Cada um possui um papel importante e definitivo para os resultados finais.
Veja abaixo a descrição detalhada de cada um deles:
Laudo Express
O laudo Express contém frases sobre tendências de comportamento e estilo de atuação profissional. Engloba aspectos considerados críticos para um bom desempenho, tais como liderança, comunicação, velocidade e detalhe. Permite leitura rápida, sintetizando as informações de forma prática e objetiva.
Laudo Síntese
O laudo Síntese oferece leitura rápida e objetiva, relaciona vários fatores, incluindo forma de liderança, estilo de comunicação, velocidade e detalhe.
Laudo Plus
Laudo com texto mais abrangente e mais explicativo. Comumente utilizado como documentação de processos. Os laudos denominados Plus oferecem 15 tendências de comportamento, um dicionário especificando cada uma dessas tendências e estilo dos profissionais e, ainda, informa o grau de cada nível.
Laudo Situacional
Laudo com texto simplificado mostrando características diferentes do estilo de atuação no momento.
Construção do DEC
O desenho de cargos é a tradução da estratégia da organização em forma de necessidades básicas para o atingimento de metas. Tem como finalidade servir de paradigma na escolha dos profissionais mais aptos a ocuparem determinados cargos. É utilizado tanto em momentos de contratação, como sucessão e carreira. Podem ser construídos de duas formas:
Intuitiva:
São relacionadas características de comportamento necessárias na execução de determinada função. Compara profissionais ao modelo ideal , ao cargo.
Benefício: compara candidatos aos cargos de forma rápida através de gráficos.
Analítica:
Além de características de comportamento, são descritas as necessidades de formação acadêmica, experiência, conhecimentos técnicos e/ou específicos. Também pode considerar resultados de testes, games, provas e até mesmo dados históricos de desempenho. São atribuídos pesos, critérios e medidas que possibilitam saber o que é mais ou menos crítico para um bom desempenho, permitindo escalonar a real importância de cada item. O grande benefício desta forma é que podemos comparar um profissional a outro, além de definir o que é mais ou menos relevante para o desempenho na função. Este processo é sistêmico, pois alinha descrição de cargo, metas, “Key Pi’s”, desenvolvimento e avaliação de desempenho.
Gráfico Linear
O gráfico linear traz tendências comportamentais e suas graduações. Seu objetivo é proporcionar leitura rápida sobre os perfis dos profissionais. Apresenta de forma específica tendências de comportamento isoladas sem comparação direta com as necessidades do cargo. Seu objetivo é situar as características de um profissional indicando nível alto, médio e baixo para cada uma delas.
Desenvolvimento DOM
Gráfico Barras
É possível traçar um objetivo para cada cargo e compará-lo aos perfis dos profissionais. O gráfico de barras permite leitura sintetizada e objetiva. É considerado a melhor forma de visualizar os resultados das pesquisas de tendências comportamentais comparadas às necessidades dos cargos.
Desenvolvimento DOM
Gráfico de Cores
Análise caracterizada por meio de cores, informando proximidade ou distância das características desenhadas como ideais para cada cargo.
Desenvolvimento DOM
Gráfico Localizador
Identifica profissionais de diferentescargos, áreas ou níveis hierárquicos, por meio da mesma ferramenta. Isto é particularmente importante em situações de fusões e aquisições. Seu principal objetivo é gerar entendimento sobre os executivos, devendo estimular o processo de desenvolvimento contínuo de crescimento profissional. Permite, ainda, visualização gráfica com percentuais, demonstrando a proximidade de vários profissionais às necessidades do cargo.
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Gráfico Localizador Master
É uma versão mais completa do Localizador. Assim como o gráfico Localizador, identifica profissionais de diferentes cargos, áreas ou níveis hierárquicos por meio da mesma ferramenta. Também permite visualização gráfica com percentuais, demonstrando a proximidade de tendências de comportamento de vários profissionais, quanto às necessidades de vários cargos. Muitos de nossos clientes o chamam de "contabilidade humana".
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Gráfico Populacional
A oportunidade de visualizar em um único gráfico suas equipes e áreas e identificar potenciais de market share está aqui.
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D.H.O - Desenvolvimento Humano Oraganizacional
O Desenvolvimento Humano Organizacional compara profissionais aos cargos, com o objetivo de relacionar as necessidades de treinamento e de gerenciamento. O relatório especifica cada uma dessas necessidades, apontando os itens acima ou abaixo do esperado, em relação ao desenho estratégico do cargo. O resultado final é a relação das ações imediatas para o desenvolvimento de cada profissional.
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